#quemvocêé
#nãoficoparado
#atualizado
#geração
Muitos definem as gerações por ciclos de idade. Atualmente a geração está muito mais associada a como você vê e atua no mundo.
Independente da sua idade se seu comportamento é dirigido a provar, a “experimentações”, se os produtos são mais importantes dos que as marcas… você está mais para Geração Z e Y do que Baby Boomers ou X, mesmo que tenha mais do que 50 anos!!
Assim, pense…. você está se atualizando? Você acompanha o que o mundo gera de novo? Qual é a sua geração REAL??
Texto: SBFCoaching
(Imagem www.fernandaaccorsi.com)
Nos ambientes acadêmicos, sejam de formação superior de MBA, ou até mesmo Pós-graduação e formações mais avançadas, há uma lacuna entre os conceitos, apresentados e a "prática" que de fato é a ação de uma nova atitude, isso quando tratamos dos comportamentos dos líderes.
Tenho visto, profissionais que após investirem tempo e recursos financeiros em formações de alto nível, retornam para seu cotidiano com os mesmos comportamentos sem nenhuma nova reflexão incorporada as suas ações.
Normalmente, profissionais buscam evolução em suas formações como preparação às suas novas funções; aqui por exemplo a de OOC. Recebem certificações, celebram a formação, e ao chegarem em seus escritórios no dia seguinte, tudo como antes. Atuam como ordenadores de atividades, não discutem prioridades ou alternativas,..
Deveriam os estudantes dessas graduações, terem um "paper" ao seu lado, onde registrariam quais as ações, atitudes que passariam aplicar a partir daquele momento, que os tornasse mais integrado aos seus colaboradores como Líder. Incorporar novos hábitos, é ATIVAR novos comportamentos em função do que se efetivamente aprendeu. Ganhar o reconhecimento dos Colaboradores esse sim seria o maior diploma de graduação.
Por isso ATIVA+AÇÃO necessita ser o elemento real de preparação de uma OOC. Ou seja: Ativa pelos novos conhecimentos a Ação pelas novas atitudes.
Na escalada, existe sempre uma dupla, o guia – aquele que está na ponta de cima da corda, abrindo caminho e criando ou fixando a corda em pontos de ancoragem, e o segurador – aquele que é responsável por fazer a segurança do guia, ele é responsável por segurar a corda do guia e não deixá-lo cair além do último ponto onde a corda foi fixada.
A confiança no seu parceiro de escalada. Para que a mente do guia esteja completamente focada no desafio que se apresenta, metros de parede vertical a ser desbravada, é de extrema importância que o escalador guia confie nas habilidades e atitudes do escalador que faz sua segurança. Quando isso não ocorre e o escalador duvida que seu parceiro seja capaz de segurar sua queda, sua atenção é dividida e, fatalmente, suas chances de sucesso serão significativamente reduzidas.
E confiança em suas habilidades. Na escalada, o medo e o instinto de sobrevivência são companheiros constantes do praticante. Quando se está a 300m do chão e com apenas algum poucos e minúsculos pontos de apoio, o medo e a duvida podem colocar o escalador em sérios apuros. Muitas vezes nesse caso, o passo mais corajoso é também o mais seguro, mesmo que seja a coragem para desistir e encarar o desavio em outro momento.
Confiança na equipe e em suas próprias habilidades, esse é o segredo da escalada segura.
Autor: Adailton Ribeiro
Há uma grande dúvida quanto aos conceitos que definem Ética e Moral.
O que poderá dificultar o entendimento do Dano /Assédio Moral.
Dentre todas as definições, a que mais sintetiza de forma simples o que é Ética é a do filosofo Mário Sergio Cortella, de quem sou admirador..
"Ética é o principio, enquanto que a Moral é a prática de uma Ética"
Para um melhor entendimento, o filosofo Mário Sergio qualifica:
"Ética é o conjunto de Valores e Princípios que usamos para decidir as 3 principais questões da vida: Quero, Devo, Poço.
Tem coisas que Quero mais não Devo.
Tem coisas que Devo mais não Poço
Tem coisas que Poço mais não Quero
Encontramos a paz de espírito quando:
O que Quero é o que Poço e o que Devo."
Surge então a questão de identificar os Valores e Princípios individuais.
Os grupos sociais ao longo do tempo, constituem Valores e estabelecem Princípios que definirão suas condutas e, por consequência seus códigos de Ética.
Assim sendo, o que é Ético para um determinado grupo social, poderá não ser aceito por outro grupo social.
Para a juventude do século 21, participar das festas de carnaval no nordeste com a atitude de beijar todo o qualquer folião é uma prática Moral, logo não há nada anti-ético para eles.
Entretanto, este mesmo comportamento no Vaticano, não é aceitável, sendo uma atitude Imoral, ou seja anti-ética. Da mesma forma que a uns 20 anos a trás nas mesmas cidades do nordeste.
Nas organizações os comportamentos também apresentam variação ao logo do tempo.
No início da década de 80, a sociedade empresarial brasileira era fortemente hierarquizada, tendo em vista que seus profissionais, haviam sido criados em um país com forte apelo militar, dado o modelo de governo da época. Com isto, o Princípios advindos das caserna, forte hierarquia, baixo nível de meritocracia.
10:11h Terça-feira 14/08/2012
Homem aparentando 40 e poucos anos atende o telefone no saguão de embarque do Santos Dumont no Rio de Janeiro.
(Ele): aló...por#€#?! Já a esta hora... O que que foi ???
(??): (a pessoa do outro lado fala por uns 6 segundos)
(Ele): por#€#?!... ela não pode cobrar isto de vc muito menos de mim. Ela tem que cobrar é da equipe dela.
(??): (a possa do outro lado fala por uns 5 segundos).
(Ele): por#€#?!... Eu sabia que ida dar mer#€#?!... Agora ti vira ! Vai lá e resolve esta por#€#?!... com ela! É o seguinte, quando eu chegar em SP quero essa por#€#?!... resolvida, se não o bicho vai pegar pro teu lado. Entendeu ?
2 ou 3 segundos depois desligou com um: Ti vira!!!
Neste cenário real, em uma Terça-feira ensolarada no RJ, como você avalia:
1) o grau de motivação deste profissional para seguir uma conversa positiva ?
2) o nível de criatividade da pessoa que ligou para realmente encontrar uma solução ?
3) o que deve estar passando na cabeça deste profissional ao desligar o telefone ?